Sindicalista do Sindsef, Paulo Vieira, deixa marca de superação e paixão pela luta sindical


Sindicalista combativo, aguerrido, destemido e defensor dos direitos dos trabalhadores do serviço público. Algumas características marcantes citadas nas homenagens de despedida do sindicalista Paulo da Silva Vieira, que dedicou até seus últimos momentos de vida na luta pela categoria, vindo a falecer na segunda-feira (15/01), em plena realização de assembleia do Sindsef-RO, sobre campanha salarial, na Coordenação Regional de Presidente Médici.

Entusiasmado e convicto do poder da luta sindical, na última semana, Paulo Vieira conduziu, juntamente com a diretoria executiva do Sindsef-RO,  diversas reuniões nos órgãos federais em Porto Velho. Na segunda-feira (15) iniciava um calendário de assembleias nos municípios e no dia 24 de janeiro, estaria em Brasília, para tomar posse como novo diretor da Secretaria de Aposentados da Condsef.



Pioneiro na luta sindical, Paulo Vieira iniciou sua trajetória no Sindsef-RO, em meados dos anos 1990, quando o sindicato foi dirigido por uma junta governativa, permaneceu na Direção Executiva por diversas gestões, onde atuou como diretor de Capital e Interior, Aposentados e Pensionistas, Assuntos Jurídicos e Imprensa. Chegou a concorrer ao cargo de presidente do Sindsef em 2019 e retornou como diretor na atual gestão, à frente da Secretaria de Ex-Território. Na carreira do serviço público, atuou no hospital João Paulo II e por último, antes da aposentadoria em 2020, no Instituto de Identificação.



A despedida inesperada causou comoção aos familiares e amigos que prestaram homenagens ao sindicalista Paulo Vieira. O Sindsef-RO decretou luto de quatros dias na Sede e Coordenações Regionais.

Homenagens

"Paulo não se limitou diante das suas condições físicas, permaneceu na ativa, motivando a diretoria e a categoria a continuar lutando por melhorias de salário, de condições de trabalho e reconhecimento. Sua força e a  garra de retornar para o movimento sindical, dias após passar cirurgia, causava perplexidade até mesmo em seus familiares.  Ele tinha pressa, como se soubesse que não teria muito tempo. Paulo deixa para nós, um legado de perseverança e doação pelo próximo. Sua memória estará sempre presente", lamentou o presidente do Sindsef-RO, Almir José Silva.

"Foi um sindicalista de vanguarda, voltado para as lutas da classe trabalhadora, sempre disposto a somar nos grandes embates contra o sistema dominante e perverso, que a todo custo negava direitos fundamentais para a sobrevivência dos servidores. Seu legado deixa claro que o movimento sindical verdadeiro e combativo jamais será em vão. Mesmo debilitado, esteve por opção no campo de batalha defendendo a bandeira dos servidores e dos serviços públicos de qualidade. A luta continua, companheiro !", destacou o vice-presidente do Sindsef-RO, Mário Jorge Sousa de Oliveira.

"Paulo Vieira, um aguerrido e destemido e defensor dos direitos dos trabalhadores do serviço público. Independente de sua convicção política, jamais arregou em encampar a luta em qualquer governo que estivesse no poder.  Descanse na santa paz e que Deus o acolha e conforte os corações de seus familiares e amigos.", enfatizou o ex-presidente do Sindsef-RO, Abson Praxedes.

"Paulo sempre foi aguerrido em tudo que você se propunha a fazer. Foi uma surpresa muito triste saber da sua partida. E que honra, foi trabalhando. Ultimamente, parecia que estava adivinhando que ia partir tão cedo, pois estava trabalhando como se não houvesse amanhã.", disse a diretoria Flávia Hiromi Takahashi.

"Por muitos anos no movimento sindical, Paulo Viera, sempre se destacou pela liderança, era um sindicalista nato. Debatia no campo das ideias, confirmava sua opção partidária, mas isso não o impedia de atuar com imparcialidade na luta para defender os servidores. Seu legado será para sempre lembrado", afirmou a diretora Maria José.

Categoria:Notícias